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Criatividade e inovação com foco em resultados


Maria Inês Felippe
*


Inovação e criatividade são essenciais para o continuo desenvolvimento e
competitividade de uma nação.
Coisas boas acontecem quando o pensamento inovador começa, ele
poderá ajudar na criar novos produtos, melhoria nos processos, novas
tecnologias tornando a empresa mais competitiva.
O investimento em criação, novas tecnologias favorece não somente a
pesquisas de idéias, através da internet, mas também contribui para que a
empresa torne-se mais produtiva. Mesmo diante de situações de crises,
onde nem sempre disponibilizamos de dinheiro para investir, temos que
buscar várias idéias mesmo com recursos limitados, sempre pensando: de
que maneira poderei melhorar esta atividade? De que forma poderei
contribuir com maior impacto na rentabilidade , qualidade dos produtos,
segurança do trabalhador, satisfação do cliente, obviamente sem ferir a
ética? Como poderei contribuir para uma sociedade melhor? Como poderei
aumentar a minha renda?
Nem sempre utilizamos todo o nosso potencial, embora percebemos que
há muitas idéias criativas implementadas e apresentando resultados de
uma forma geral. Estimular e investir no pensamento criativo e inovador, é
retorno garantido.
O processo criativo exige mente aberta, receptiva ao novo, equilíbrio entre
as emoções, pois nem sempre negócio combina com emoção, seguida da
lógica.
Quando falamos em criatividade e inovação com foco em resultado, o
pensamento lógico não poderá vir à frente, temos que inicialmente deixar
a mente livre para buscar idéias, intuir, usarmos do pensamento
divergente, expandir e depois colocar a lógica em ação, através do
pensamento convergente, buscando resultados qualitativos e
quantitativos.
Percebo a criatividade como algo que é novo, útil, tanto para o criador,
quanto para a sociedade, tratando-se de um processo que possui começo
meio e fim. Há o processo de criação, com a mente aberta, que necessita
da imaginação, mas temos que colocar em prática o que imaginamos
passando pelo crivo da lógica entre outros o mercado consumidor.
O processo criativo exige trabalho duro, disciplina, porém suas idéias
também surgem quando sua mente está brincando, ociosa, quando está
curioso, inquieto, por vezes incomodado.Se você for uma pessoa curiosa,
idéias vão bater as suas porta, pois vai perceber lacunas, necessidades,
costumes e que certamente favorecerá a geração de idéias.
Hoje a inovação está mais centrada à gestão de negócio, onde há
constantemente melhorias no que já existe, e por vezes percebemos baixa
originalidade, porém o pensamento criativo servirá como base tanto para
um processo de inovação quanto originalidade.
O pensamento criativo é a fundamentação sobre a qual você constrói uma
idéia inovadora ou original.
Exercitar este pensamento é simples. Pense sempre nas perguntas e
busque respostas.
• Se em não fizesse estas atividades desta forma, de que outra forma
faria?
• Como poderei dinamizar as minhas atividades sem comprometer a
qualidade?
• Como poderei agregar valor as atividades que executo?
• Com o poderei agregar valos ao negócio da empresa?
• Que outros produtos ou serviços poderá criar a partir do que já
existe?
• Que outros produtos ou serviços pode criar para preencher uma
necessidade específica de uma população? Lembre-se dos curiosos!
Muitas vezes é preciso criar várias respostas para cada pergunta. Faça um
grande Braisntorming, é da quantidade que sai a qualidade, e lembre-se
não é preciso uma grande idéia e sim uma idéia de grande resultado.
Nunca foi tão fácil criar como hoje. As necessidades, informações são
inúmeras e o mercado consumidor é vasto.
O processo criativo, em alguns casos, é solitário, partindo de observações,
sentimentos, inquietudes, mas que para ser colocado em prática é
necessário compartilhar, este é em alguns casos um grande entrave. As
pessoas nem sempre compartilham suas idéias por medo de serem
furtadas, correndo o risco de morrerem na gaveta, ficando assim somente
na geração de idéias deixando de lado o colocar em prática.
Na fase embrionária da idéia, por vezes é aconselhável que seja solitária,
mas temos que buscar parceiros, para viabilizar a idéia. Poderei citar um
exemplo: Prêmio APARH-Revista Vencer de Criatividade nas empresas.
Ao assumir a Vice Presidência de Criatividade e Inovação da APARH
desenhei várias atividades entre elas o prêmio.Conversando com Celso
Estrela( Diretor do prêmio) e um forte colaborador nas minhas atividades,
ele também havia pensado e ficou entusiasmado, sendo assim, partimos
para desenhar o projeto, pesquisando mercado, definindo critérios,
conversando com pessoas, formatamos o regulamento. Vendemos a idéia
para Paulo Xavier, Presidente da APARH, que agregou informações e agora
o que fazer? Fomos buscar parceiros, adeptos, vamos vender a idéia ,
conversamos com Mauricio Cita que agregou idéias, surgindo assim à
parceira com a revista Vencer. Assim como vários outros apoiadores,
gerando idéias e viabilizando o projeto, a cada dia vão surgindo idéias e
ajustes em torno de um único objetivo “ incentivar a criatividade nas
empresas” através do prêmio.
Observe o processo, fase embrionária, pesquisa, venda, busca de
parceiros, geração de idéias, concretização de idéias e já estamos
colhendo resultados, recebendo cases valiosos. Ocorrerão críticas,
desinteresses , desincentivo, sem dúvidas.
Sempre que lançamos uma idéia estamos sujeitos a críticas, reprovações,
e ás vezes o rótulo de “ maluquice,” mas saiba que ela poderá ter grande
valor, vá enfrente, pois o processo criativo é um ato de coragem.
Entenda o processo
Motivação - tenha um objetivo e trace desafios
Preparação - defina metas, desconsidere formas e caminho, levante
informações.
Incubação - confine-se, deixe o inconsciente trabalhar.
Iluminação - registre a idéia
Elaboração - plano de ação, avaliação.
Ação - atacar, fogo.
Avaliar - quantitativo e qualitativo
A inovação é desafio, sempre foi e sempre será, porque é um passo para o
desconhecido, é uma aceitação do ambíguo, algo que somente pessoas
corajosas fazem. Ser criativo é escolher não ser medroso, e é isso que
fazemos nas empresas. Incentivamos a coragem a romper modelos
mentais pessoais e da organização, pois consideramos que eles são
naturalmente modelos em evolução. Podemos perceber que os modelos
mentais tornam-se limitados por conhecimento técnico, experiências
prévias, similares e pela forma como o ser humano percebe e processa as
informações, favorecendo ou não a criAção.
A inovação é um processo que usamos para focar nossa criatividade e o
pensamento criativo. É fruto de um processo de educação que vai desde os
ensinamentos no lar, nas escolas e no ambiente de trabalho que nos
tornam prisioneiros ou livre.
A educação para o pensamento criativo é primeiro passo essencial para a
melhora do nível de inovação, que acontece nas empresas. Trata-se de
uma forte arma estratégica de sobrevivência na selva da competição.
O ambiente de trabalho é muito importante. Incentivo à criação individuais
e coletivas, processos abertos de comunicação , cuidados com a qualidade
de vida do cliente interno e externo, como também as políticas de recursos
humanos adotada, são fatores importantes, sendo assim a cultura
corporativa que encoraja o pensamento criativo, deve ser ativamente
sustentada, isso supõe correr risco.
Se quiser fazer grandes progressos, terá que correr riscos calculados, pois
idéias não funcionam sempre, devem ser registradas em banco de idéias,
como também colocadas em prática. Em criatividade não existem erros e
sim ensaios, e uma idéia poderá ser inadequada para determinado
momento e valiosa em outro, aprender com erros e acertos é
fundamental.Estudos apontam que, quanto mais idéias você gerar, mais
provavelmente terá uma idéia espetacular.
Se quiser ter grande idéia, tenha muitas idéias, propicie insigths através
de observações, sentimentos, pensamentos para chegar aos resultados
esperados, mas lembre-se que num determinado momento temos que
utilizar o pensamento lógico.
Para cada problema há várias soluções. Ficar somente com uma resposta
pouco vai adiantar, não existe nada pior do que uma única idéia, uma
única opção. Entenda profundamente da causa, entre no âmago do
problema e depois o ataque com várias e várias soluções, decida e
implemente-a.
Solte a imaginação, invente.


*Maria Inês Felippe: Palestrante, Psicóloga, Especialista em Adm. de Recursos
Humanos e Mestre em Desenvolvimento do Potencial Criativo pela Universidade de
Educação de Santiago de Compostela - Espanha. Palestrante e consultora em Recursos
Humanos, Desenvolvimento Gerencial e de equipes, Avaliação de Potencial e
competências. Treinamentos de Criatividade e Inovação nos Negócios. Palestrante em
Congressos Nacionais e Internacionais de Criatividade e Inovação e Comportamento
Humano nas empresas. Vice Presidente de Criatividade e Inovação da APARH.
Visite seu web site www.mariainesfelippe.com.br
E-mail: mariaines@mariainesfelippe.com.br

 

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