Você está aqui: Home Blogs Fala RH! Consultoria interna em RH - 1a. parte
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Buscar
Gestão de Carreira, Coaching e Mentoring
 

Consultoria interna em RH - 1a. parte

E-mail

No mês de Abril nossa leitora  Luciana Tinoco escreveu: "gostaria de sugerir o assunto Consultoria Interna em RH". Demorei um pouco pois haviam outros pedidos à sua frente. Vou precisar de mais do que um artigo para falar sobre o assunto. O tema se inicia neste mas será objeto de uma continuação, abordando : como implantar o processo de Consultoria Interna de RH, suas etapas, resistências e comentários. Desejo a vocês uma boa leitura.

Vejo o Consultor Interno como um profissional que consegue ver seu trabalho sob a seguinte ótica "As grandes histórias de sucesso foram criadas por pessoas que reconheceram um problema e o transformaram em uma oportunidade"

Para facilitar o entendimento vou começar conceituando alguns aspectos :

Consultoria, de uma forma ampla, é o fornecimento de determinada prestação de serviço, em geral por profissional  qualificado e conhecedor do tema. O serviço de consultoria oferecido ao cliente, acontece por meio de diagnósticos e processos e tem o propósito de levantar as necessidades do cliente, identificar soluções e recomendar ações. De posse dessas informações, o consultor desenvolve, implanta e viabiliza o projeto de acordo com a necessidade específica de cada cliente. É o produto de um trabalho de co-participação, de casamento de dois tipos diferentes de "Know-How", aquele técnico específico sobre o assunto e aquele decorrente da vivência organizacional e de conhecimento de suas peculiaridades políticas e contextuais.

Consultoria interna, é o conjunto de atividades desenvolvidas por um profissional multidisciplinar da organização, como  o objetivo de desenvolver, influenciar e assessorar de forma consistente e articulada os clientes internos.

É desempenhada por funcionário da empresa que, em geral, atua em atividades técnicas. É um facilitador. Elabora diagnóstico, busca soluções para os problemas, sugere e opina

As Consultorias Internas mais comuns são:

Por Projetos - é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor, que diagnostica a situação-problema e propõe alternativas de solução ao cliente.

Por Processos - é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente.

Vivemos atualmente em muitas empresas, áreas burocratizadas, cheias de normas e regulamentos muitas vezes arcaicos e sem uso e precisando de inovação. Prover a organização de informações descentralizadas é um dos principais objetivos da implantação de um projeto de Consultoria Interna de Recursos Humanos.

As organizações que o fizeram estavam preocupadas, não apenas em facilitar a tramitação da comunicação e informação, mas também em oferecer melhor atendimento e agilidade ao cliente interno, em ir ao encontro das reais necessidades de seus funcionários aproximando-se deles. Isso permite que se concentre o trabalho de desenvolvimento no atendimento das necessidades e preferências do cliente interno.

Cabe à Consultoria Interna de RH detectar esses interesses e necessidades, empregar eficientemente as informações recebidas visando ao desenvolvimento de estratégias, propondo soluções e aprimorando os produtos oferecidos aos recursos humanos. Esse modelo também tem como objetivo antecipar tendências de RH e ter sua atuação alinhada com suas estratégias e as da organização.

Em geral o grande discurso das empresas fala em treinamentos e atendimentos voltados para serviço total ao cliente mencionando a importância de se oferecer excelência e superação de expectativas. Aí eu pergunto: "Por que não encantar seu cliente interno? Por que não oferecer ao seu cliente interno um padrão de atendimento de excelência?" Essa é uma das grandes metas e desafios do Consultor Interno de RH a meu ver.

Para se transformar um profissional em Consultor Interno de RH é preciso que ele compreenda e esteja apto a perceber que há muitos paradigmas a serem modificados. Tem que levar a empresa e seus colegas a sair de um comportamento mecanicista para um Rh holístico. É um desafio e tanto !! Veja o quadro resumido abaixo:

RH mecanicista

RH holístico

Nível operacional e burocrático

Nível estratégico e por diretrizes

Centralizador (caixa-preta)

Todo funcionário é um gestor de RH em potencial

Visão voltada para dentro

Visão ampla da organização , de seu ambiente de trabalho e da concorrência

Lento e controlador

Ágil e apoiador

Carreiras especializadas/ mobilidade vertical

Carreira  em "y" / rotatividade de tarefas

Condições de trabalho

Qualidade de vida no trabalho/ saúde ocupacional

Cargos pouco mutáveis/ avaliação do conteúdo do cargo

Cargos ampliados/ avaliação da maturidade do ocupante/ competências

De qualquer forma há maiores oportunidades de se conquistar um melhor gerenciamento de RH do que riscos para a organização que opte pela  implantação do processo de Consultoria Interna.

Em todas as empresas onde houve essa implantação, há mais menção de vantagens, e as mais citadas foram a proximidade e a possibilidade de melhor atender as necessidade do cliente interno.

Afirmam que todo risco pode ser revertido em oportunidade. Para isso, alguns cuidados devem ser considerados:

  • A consultoria interna permite atender a maioria das necessidades dos funcionários.
  • Há proximidade entre cliente e consultor.
  • É necessária experiência e multifuncionalidade do Consultor Interno.
  • A rapidez na resolução de problemas.
  • Maior interação e a geração de uma relação de confiança.
  • Envolvimento com colegas de trabalho.
  • Alteração da imagem da área.

Lembro pois, que as competências do Consultor Interno e os desafios de atuar no novo papel dentro das empresas, mais do que qualquer outra, exige, além da vocação de lidar com pessoas, a predisposição de lidar com constantes desafios. Aliadas a isso, as competências profissionais inerentes à função e a firme convicção de fazer desse o seu futuro profissional.

Há um slogan que diz :  "Lidera o mercado quem oferece mais baixos e melhores preços ou quem acena com o melhor produto ou ainda que oferece ao cliente o que ele efetivamente quer". Penso ser este o papel do Consultor Interno : oferecer ao seu cliente interno o melhor serviço, com qualidade, agilidade e dentro de suas reais necessidades.

O que vocês acham ? Estou curiosa por suas opiniões .

Comentarios (8)

RSS feed Comments
...
Excelente e muito esclarecedor, ampliou meus conhecimentos na área de Recursos Humanos.

Obrigada
Alse da Silva , março 18, 2014
...
Gostei muito,estou estudando para prova da Disciplina de Consultoria Interna de Rh.Este artigo foi muito válido para ampliar meu conhecimento,sobre o assunto.Parabéns!
Ana Paula o , novembro 12, 2013
...
Muito bom o artigo, uma área importante que trará mudanças ao depertamento e quebra de tabus. Artigo muito claro envolvendo o leitor.
Parabéns.
Francine Lemes , setembro 06, 2011
...
Adorei o artigo, é muito esclarecedor. A área de RH está passando por muitas transformações. A consultoria interna deverá ser o novo perfil da área de RH, especialmente, nas empresas proativas e bem sucedidas.
Rosa Viana , maio 17, 2011
...
Interessante a visão, estarei entrando na prática e poderei compartilhar algumas experiências no futuro
DFBenitez , fevereiro 28, 2011
...
Objetivo e com conteúdo. Parabéns!!!
NL , maio 18, 2010
...
Totalmente inovadora para o mercado de trabalho..
Lucas Tomaz , janeiro 21, 2010
...
Excelente artigo. Leitura muito enriquecedora!
Valéria Lopes , novembro 08, 2009

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy
 

Fala RH! - Bibliografia

Silvia Osso

Hoje Consultora Empresarial e Palestrante. Pedagoga, Psicóloga educacional e empresarial (FMU, Sorbonne e FGV). Atuou na área de Desenvolvimento de Pessoal no Unibanco, e durante 25 anos em Desenvolvimento de Pessoas na rede Drogasil.
Clique aqui e saiba mais sobre Silvia OSSO.

Newsletter

Assinar Newsletter

Maurício de Paula

Blogs

Posts mais lidos

Feed RSS

Livros e Filmes

Veja todos os livros e filmes.

Enquete

Quais artigos mais lhe interessam?
 

Últimos Posts do Blog

Artigos mais lidos da biblioteca

Últimos Vídeos