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RETENÇÃO DE TALENTOS : práticas simples ajudam as empresas a se tornarem um lugar interessante para trabalhar

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Não sou adepta de “receitas prontas” e nem de “cartilhas” para serem seguidas quando o assunto é aprimorar a política Recursos Humanos de forma que possibilite reter talentos, mas na prática a busca por um ambiente empresarial agradável e motivador é um caminho sem volta, exigido pelos funcionários e pelo mercado atual. Como tenho sido questionada sobre como efetuar um trabalho que não exija muito investimento financeiro para reter talentos e que surta resultado; vou tentar auxiliar esses RHs mais jovens que tem sob sua incumbência esse desafio.

A retenção de talentos é uma dificuldade em todas as empresas, independentemente do seu porte, pois pessoas tendem a ficar mais tempo trabalhando nas melhores empresas e mais motivantes, o que já é uma grande vantagem competitiva hoje. Sabemos que falta de dinheiro não é desculpa para empresa não ser um bom lugar para se trabalhar. Há uma infinidade de medidas que melhoram o ambiente de trabalho e que não exigem grandes investimentos financeiros; com freqüência significa descentralização do poder, porque é comum que todas as decisões importantes, fiquem a cargo exclusivamente do proprietário, diretor ou gerente.  

Há  atitudes de lideres que podem melhorar o ambiente interno e,conseqüentemente, o resultado financeiro. Quando a empresa é muito centralizadora, independentemente do porte , é necessário modernizar a gestão. Geralmente parte do problema está no estilo centralizador, com regras impostas de cima para baixo. É preciso mostrar que a empresa está tão focada só no corpo da empresa, no tangível, nos resultados que esquece de investir na alma da companhia, nas pessoas.  

Para essa mudança o melhor é trabalhar com os Valores da Empresa, estabelecendo uma Carta de Valores onde todos possam, a seu nível, estarem envolvidos e partícipes. Essa Carta deve envolver novas normas de conduta e ética da empresa.

Mudar  o estilo de gestão não é nada fácil; a transformação não acontece da noite para o dia. Os funcionários, por exemplo, reclamam que os líderes não seguem os novos princípios. Eles usam a Carta de Valores na hora de cobrar, mas eles próprios não os exercem. O jeito, então, é trabalhar toda a equipe com muitos treinamentos. Talvez nem todos se adaptem e tenham que ser substituídos; mas o importante é formar uma nova equipe cheia de vontade e motivação.

Há algumas práticas simples e já consagradas que ajudam as empresas a se tornarem um  lugar interessante e motivador para trabalhar. Vamos a elas : 

Se quiser intensificar a credibilidade da empresa ou do RH

Crie um Blog na intranet onde os funcionários possam debater sobre os mais diversos assuntos da empresa,

Promova periodicamente eventos que reúnam todos os colaboradores, fixos e terceirizados, no qual executivos apresentam resultados e metas, assim como novos produtos e serviços,

Apresente também aos fornecedores o código de conduta e ética da empresa,

Permita que, periodicamente, um grupo de funcionários discuta com o presidente se a Carta de Valores está coerente com os valores que ela pratica,

Avalie por meio de treinamento qual seria a atitude do funcionário no caso de uma situação conflitante com os valores da empresa.  

Se desejar que a equipe se sinta respeitada

Promova uma gincana pela intranet que estimule o conhecimento sobre campanhas e ações internas,

Ofereça horário flexível de trabalho para quem estuda,

Implante reuniões periódicas entre os líderes e o presidente da empresa para discutir normas relacionados à gestão de pessoas,

Crie um programa que mensalmente reconheça os funcionários com melhor desempenho, 
Permita que os universitários façam palestras aos colaboradores sobre temas que estão estudando e que tem a ver com seu trabalho na empresa. 

Se quiser garantir imparcialidade de tratamento aos funcionários

Estabeleça um programa de avaliação de desempenho em que o funcionário define suas metas e objetivos com seu superior imediato,

Apresente o resultado da pesquisa salarial de mercado e o reajuste interno em reuniões formais de presença voluntária,

  Promova reuniões mensais de feedback entre gerentes e funcionários,

Divulgue aos colaboradores pelo menos metade das vagas existentes, o que dá a eles a possibilidade de crescimento,

Crie um canal de comunicação para que os funcionários possam tirar dúvidas, fazer críticas e também denúncias, sem obrigatoriamente ter de se identificar. 

Se buscar que os colaboradores se orgulhem do próprio trabalho

Promova visitas de familiares dos funcionários à empresa,

Implante um rodízio que permita que os colaboradores conheçam os outros departamentos e o que os colegas fazem,

Realize pesquisa de satisfação dos clientes e compartilhe o seu resultado com todos os funcionários,

Desenvolva o material publicitário da empresa em parceria com os colaboradores, 
Compartilhe com a equipe toda premiação recebida pela companhia ou mídia efetuada. 

Se quiser estimular um clima de camaradagem na empresa

Peça que os gerentes e a equipe recebam os novos funcionários com um café da manhã, para facilitar a integração,

Crie um programa para que o novo colaborador tenha como padrinho um funcionário mais experiente, que ficará responsável por orientá-lo nos primeiros meses de trabalho, assim como ajudá-lo a se inserir socialmente na empresa,

Permita que o funcionário que mudará de área fique de duas a três semanas acompanhando o dia-a-dia do seu futuro departamento,

Convide ex-colaboradores para a confraternização anual,

Promova reuniões bimestrais dos estagiários, visando estreitar seu relacionamento com os pares que trabalham em outras áreas. 

Vejam que a maioria dessas práticas não requer investimentos financeiros vultosos mas sim um trabalho cuidadoso e planejado por parte do RH que além do planejamento e implementação deve estar participando e acompanhando o processo. Pessoas gostam de serem  vistas e consideradas, portanto nada melhor para  a alma da empresa do que ser envolvente e pulsante.     

Comentarios (25)

RSS feed Comments
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Simplesmente excelênte, estratégias acessíveis e efetivas para o aprimoramento do processo e valorização das pessoas.
Parabéns!
Luanary , novembro 12, 2013
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Adorei a matéria ,esta me ajudando muito em um trabalho que estou realizando.
Rita Fernandes , outubro 02, 2013
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Olá Silvia, amei o artigo e esta me ajudando a agregar em meu trabalho da facul, faço Gestão de Rh. Abraços!!
Cinty , junho 27, 2013
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Primeiramente obrigada pelas dicas.
Parabéns pela iniciativa e pelas práticas que vêem muito de encontro com a inserção social do colaborador, o que com certza o deixa muito mais sujeito dentro da organização.
edlaine , dezembro 09, 2012
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Muito bom o texto, e é como você disse, não é preciso uma grande quantidade de dinheiro .Um pouco de valorização de pessoas e boas práticas, já resolve muita coisa.
Amanda Naira Arrais , outubro 11, 2012
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Parabéns! As práticas simples prepara melhor e faz pessoas se sentirem mais acolhidas!
Cleide Ribeiro Barbosa , setembro 08, 2012
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Fantástico este artigo, parabéns...
Emerson , setembro 05, 2012
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EXCELENTE !!!
gostei muito, parabéns !!!
anystyme , setembro 03, 2012
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Parabéns!Otimo artigo!

Patricia Kost , agosto 08, 2012
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Muito bom o artigo. Sugestões simples que parecem funcionais. Obrigada!
Lilian Braga , março 15, 2012
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Parabens pelo artigo foi um amigo que indicou valeu a pena ler, agora é só adpitar no dia a dia da nossa empresa acha que todos que possuem uma empresa deveria ler e avaliar suas atitudes,

abs

Roni
Roni , fevereiro 25, 2012
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simplesmeste parabens pelo artigo, é estremamanete educativo e sensivel. Passamos muito tempo em pensar que tudo deve se envolver custos finaceiros, por enqunto, um simples contato e conversa de inteiracao as coisa andam e a comunicacao fica.
Nicodemos Jovo , janeiro 25, 2012
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Parabéns. Excelente artigo, ajudará e muito em meu artigo científico. Obrigado
Isaac Assis Rosa , janeiro 04, 2012
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Olá Silvia, esse artigo vai me ajudar a fazer um dos meus trabalhos de MBA em Gestão de Pessoas. Está claro e objetivo. Gostei muito.
Silvana , agosto 14, 2011
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Boa tarde, sou instrutor de treinamento e blogueiro, Blog PERFIL PME. Gostei muito deste artigo. Este artigo deveria ser lido por todos os envolvidos em RH, principalmente em empresas de Call Center.
David Willian , junho 09, 2011
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Muito bom mesmo ! foi perfeito para o meu trabalho!!!!
voce está de parabéns...
Elvys , maio 11, 2011
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Quem é o autor deste artigo?
Leidiane da Conceição , abril 17, 2011
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Parabéns, belo artigo e muito inspirador.
Simone Lima , março 23, 2011
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Ótima essa metéria adorei vou colocar em prática em meu dia dia.
Mariana , fevereiro 17, 2011
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Parabéns pelo Blog. Assuntos variados e atuais.
Obrigada.
Gisele.
Gisele de Souza Lima , setembro 08, 2010
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Ola, Silvia. Gostei do que voce escrevei e como escreveu. Parabens.
Felisberto Vanthitia , maio 09, 2010
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Gostei muito...parabens pela mátéria.
Ferrari, maio,08, 2010 , maio 08, 2010
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Olá. Muito interessante e verdadeiro o que vc escreveu. Colocarei em prática.

Ferrari, maio,08, 2010 , maio 08, 2010
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Excelente a matéria, acredito que é isto que minha empresa esteja precisando.
Obrigado.
Clairton , maio 07, 2010
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mUITO BOM SEU ARTIGO!!
Henrique , janeiro 16, 2010

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Fala RH! - Bibliografia

Silvia Osso

Hoje Consultora Empresarial e Palestrante. Pedagoga, Psicóloga educacional e empresarial (FMU, Sorbonne e FGV). Atuou na área de Desenvolvimento de Pessoal no Unibanco, e durante 25 anos em Desenvolvimento de Pessoas na rede Drogasil.
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